Tudo Sobre WiFi

Access Point, Roteadores, Repetidores

Home / Dicas / Soluções de rede wireless para empresas – WI-FI Corporativo

Soluções de rede wireless para empresas – WI-FI Corporativo

img

1 – Capacidade da rede sem fio

Primeiro tem que determinar qual capacidade precisa ter para atender a demanda, para saber isso é necessário saber:

  • Quantidade de usuários
  • Tipo de dispositivos (PC, Notebook, Smartphone, e Tablet)
  • Qual tipo de uso ( se for para internet somente, ou também para rede interna com acesso aos servidores: arquivos e sistemas)
  • Rede visitantes ( fornecimento de internet para o clientes e fornecedores)

Definido estas variáveis os equipamentos também variam conforme a necessidade, por isso é importante deixar claro qual será o uso da rede wireless.

2 – Cobertura da Rede Wireless

No mercado existem equipamentos para diferentes ambientes. a seguir  um exemplo da mesma quantidade de usuários porem em ambientes diferentes.

  • Cenário 1: 120 usuários em uma unica sala, como um auditório, sala de treinamento, etc.
  • Cenário 2: 120 usuários em 4 salas com o mesmo tipo de utilização do primeiro cenário.

Para o primeiro cenário temos uma grande concentração de usuários em único lugar, ou seja não precisamos grande cobertura porem muito processamento centralizado e no segundo cenário considerando o mesmo tipo de utilização porem com uma necessidade oposta, precisamos de cobertura e processamento decentralizado.

Existem inúmeras variações que alterar totalmente a solução mais adequada, por isso o primeiro é colocar no papel o objetivo da implementação da rede sem fio.

3 – Segurança da Rede Wireless

Assim como a segurança tem evoluído, o ataques a redes wireless também e por isso tem que dar atenção a este item.

Um único Access Point ou roteador wireless é muito fácil de instalar e também muito provável deixá-lo vulnerável. Por isso recomendo que na compra de qualquer equipamento seja contratada uma consultoria, se for apenas 1 ou 2 equipamentos 1 hora é suficiente e o investimento garante segurança e bom desempenho de rede wireless.

Segue algumas dicas essenciais para ter uma rede wireless mais segura:

WPS – este protocolo facilita a conexão de periféricos como impressoras wi-fi e também Smartphone, computadores etc sem a necessidade da senha, ele é ativado pressionado o botão no roteador(fisicamente), porem a maioria destes dispositivos tem vulnerabilidades e pode ser simulada a autorização da conexão através de softwares específicos para ataques a redes sem fio e a pessoa mal intencionada fica com acesso a sua rede, por isso recomendo desativar esta funcionalidade que por padrão vem ativa na maioria dos dispositivos wireless.

Criptografia – Utilizar sempre autenticação WPA2 AES ou TKIP com um minimo de 9 caracteres, 1 letra maiúscula, números e se possível um caráter especial como “!@#$%¨&*”

Segregar as redes – É uma boa pratica segregar a rede wireless, você pode separar em redes diferentes(Vlans). Por exemplo se for utilizada somente para internet, não tem necessidade da rede wireless enxergar a a rede local(cabeada) e vice-versa. Se for ter acesso também  a sistemas é possível liberar o acesso porem ainda mantendo em redes diferentes e por ultimo é de praxe que a rede guest para clientes e fornecedores obrigatoriamente sim tenha esta separação sem nenhum tipo de acesso a rede local, fornecendo apenas acesso a internet.

Concluindo

Existem muitas variáveis de ambiente e utilização  e todos os pontos tem que ser analisados.

Não existe uma receita de bolo que atenda as necessidades de diversas empresas e por isso é difícil recomendar equipamentos sem saber a estrutura e a necessidade.

Mas para não ficar de mãos vazias vou sugerir alguns equipamentos para diferentes cenários e deixar o campo de comentários para expor seu cenário (por favor detalhe exatamente, tipo de ambiente usuários e utilização) para que possa dar algumas dicas.

Sua empresa precisa somente wireless para internet e precisa de cobertura para um único ambiente ou máximo duas salas juntas e não passa de 15 usuários considere o cisco WAP121 se for mais usuários e de um uso constante considere o investimento do modelo WAP321 também da Cisco.

Se sua empresa tem vários ambientes e que ter cobertura total e com o mesmo nome de rede aconselho investir em Access Point Ubiquiti da linha Unifi, quando se trata de unificação, centralização e fácil gerenciamento a Unifi na maioria das vezes sai vencedora nos nossos projetos principalmente pela funcionalidade de ter um único nome de rede fazendo que o usuário que muda de lugar se conecte ao AP mais próximo dele de forma automática e também pelas possíveis configurações e funcionalidades únicas desta solução.

Á ultima dica é: sempre procure revendas autorizadas, sempre exija garantia do fabricante. Isso garante qualidade, suporte e segurança. Aproveito o fim do post para fazer uma pequena propaganda comentando que nos somos revenda autorizada pela Cisco e também revenda autorizada Ubiquiti. ?

Também existem opções de marcas mais acessíveis e boas como TP-link e D-link porem é difícil achar no mercado a linha que atenda as necessidades para uma empresa, o uso destas marcas é mais residencial ou pequenos escritórios.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :